Emissora de rádio do Estado Islâmico volta a ser escutada no Afeganistão

Em Cabul

  • Reuters

A emissora de rádio do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, "A Voz do Califado", voltou a realizar transmissões três meses após ter sido destruída por drones dos Estados Unidos na província onde as forças afegãs asseguraram ter derrotado o grupo jihadista, informaram nesta quarta-feira (11) à Agência Efe fontes oficiais.

A rádio pode ser escutada em frequência modulada na província oriental de Nangarhar "ocasionalmente durante o dia, diariamente, há poucos dias", disse o chefe do distrito de Achin, Haji Ghalib Mujahid, o principal bastião em EI no país asiático.

Mujahid indicou que, além de pashtun e dari, os principais idiomas no país, a emissora conta agora também com programas em uzbeque, árabe e punjabi.

A transmissão chega a áreas do sul da província fronteiriças com o Paquistão e inclusive em parte da capital provincial, Jalalabad, acrescentou.

Esta fonte afirmou que os conteúdos estão dirigidos a recrutar jovens para que se unam aos jihadistas e a divulgar "dura propaganda contra o governo" afegão.

Um oficial do governo em Nangarhar, que pediu anonimato, declarou que a estação transmissora se encontra em um ponto da montanha Terah, na fronteira com o Paquistão, no cume de uma área florestal remota onde o EI segue ativo.

"Não durará muito desta vez, se Deus quiser em breve destruiremos de novo esta estação", destacou.

A emissora foi destruída em um ataque com drones dos Estados Unidos no qual morreram 29 membros desta organização no início do último mês de fevereiro, após ter funcionado durante dois meses com conteúdos em pashtun, dari e inglês.

As forças afegãs asseguraram ter derrotado o EI em Nangarhar em março após ter expulsado um mês antes o grupo jihadista do distrito de Achin, onde tinha seu principal bastião no Afeganistão.

A missão da ONU no Afeganistão manifestou então que a presença do grupo tinha se reduzido a uma pequena área do leste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos