Parlamento europeu aprova reforço da Europol para ampliar luta ao terrorismo

Estrasburgo (França), 11 mai (EFE).- O plenário do Parlamento Europeu (PE) aprovou nesta quarta-feira o acordo firmado com os países-membros para reforçar os poderes da Europol, dando novas funções ao órgão para intensificar a luta contra o terrorismo, o crime eletrônico e outros tipos de ameaças.

O pacto aprovado hoje sem mudanças já tinha recebido em março o sinal verde dos ministros de Justiça e Interior dos países integrantes da União Europeia. Dessa forma, as novas normas devem entrar em vigor no dia 1º de abril de 2017.

"A Europol tem um papel-chave na luta contra a terrível praga do terrorismo jihadista. Por isso, a legislação a dotará de melhores capacidades e instrumentos nesse âmbito", afirmou o relator do texto na Eurocâmara, o deputado espanhol Agustín Díaz de Mera.

As novas normas também darão base legal para a criação de uma Unidade de Conteúdos na Internet, uma ferramenta que será usada contra a propaganda terrorista e as atividades extremistas online. Ela será responsável por identificar esse tipo de mensagem na rede e entrar em contato com os provedores para eliminá-las o quanto antes.

O deputado liberal Morten Helveg Petersen comemorou o fato de a Europol ser reforçada, mas considerou que é preciso fazer mais, pedindo aos países para dar à polícia "uma capacidade real de investigação, de modo a poder iniciar seus próprios inquéritos e receber dados dos países de modo sistemático e regular".

Outros parlamentares também alegaram que as mudanças são insuficientes, pedindo que a Europol tenha mais poderes e competências, transformando-a em uma agência como o FBI.

O comissário europeu de Interior e Migração, Dimitris Avramopoulos, defendeu a criação de uma "junta diretiva" para Europol e afirmou que continuará analisando a questão da governança da agência, para apresentar nos próximos dois anos novas propostas sobre o assunto, caso sejam necessárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos