Ted Cruz tentará a reeleição como senador pelo Texas em 2018

Washington, 11 mai (EFE).- O ex-pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz anunciou nesta quarta-feira que já iniciou os trâmites para se candidatar à reeleição como senador pelo estado do Texas em 2018.

"Heidi (esposa de Ted Cruz) e eu nos sentimos incrivelmente privilegiados de ter concorrido à presidência e de fazer parte de um incrível movimento de base. Seguirei lutando no Senado pelos empregos, pela liberdade e pela segurança de 27 milhões de texanos e de todos os americanos deste grande país", afirmou em comunicado.

O senador de primeiro mandato, eleito em 2012 e no cargo desde 2013, iniciou nesta quarta-feira os trâmites para concorrer à reeleição em 2018.

"Após a suspensão de sua campanha presidencial, seu comitê de campanha 'Ted Cruz para o Senado' foi reativado", informa a nota divulgada.

Cruz abandonou repentinamente a corrida presidencial na semana passada, após Trump vencer nas primárias de Indiana e quando o senador já não tinha mais possibilidades matemáticas de conseguir a indicação do partido.

A única esperança de Cruz era forçar uma convenção disputada, mas concluiu que não tinha "um caminho viável para a vitória" após o resultado em Indiana.

Nos corredores do Capitólio, Cruz descartou ontem se candidatar à presidência por um terceiro partido e evitou prometer seu apoio a Trump após a Convenção Republicana de Cleveland (Ohio) em julho.

A decisão de Cruz de buscar a reeleição como senador após fracassar na corrida pela presidência contrasta com a do ex-rival Marco Rubio, que já anunciou que não continuará como senador pela Flórida no Senado após as eleições de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos