UE e Mercosul trocam primeiras ofertas comerciais desde 2004

Bruxelas, 11 mai (EFE).- A União Europeia (UE) e o Mercosul efetuaram nesta quarta-feira a primeira troca de ofertas de acesso a mercados dentro das negociações para um acordo de associação desde 2004, um passo que os dois blocos buscavam há seis anos.

"Hoje a UE e o Mercosul trocaram ofertas sobre o acesso a seus respectivos mercados de bens, serviços e estabelecimento e licitações governamentais", informou em comunicado a Comissão Europeia, o órgão executivo da UE.

Após esta reunião técnica, as partes estudarão as ofertas apresentadas, e os negociadores voltarão a se reunir antes das férias europeias de meio de ano, acrescentou a nota.

"É o primeiro passo para retomar nossas negociações comerciais", afirmou por sua vez, no Twitter, a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, que considerou este avanço como "importante econômica, política e culturalmente".

As negociações para um acordo de associação - que inclui um tratado de livre-comércio - entre a UE e quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) começaram em 1999, mas foram suspensas em 2004 após uma infrutífera primeira troca de ofertas de acesso a mercados.

As negociações foram retomadas em 2010 nas margens de uma cúpula euro-latino-americana em Madri com o objetivo de levar a uma nova troca de ofertas em poucos meses, algo que foi adiado várias vezes.

A Comissão Europeia indicou que a troca aconteceu hoje em Bruxelas, como havia sido previsto no dia 8 de abril em reunião na capital belga por Malmström e o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, cujo país preside atualmente o bloco sul-americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos