Al Qaeda e outros grupos tomam controle de cidade alauita no centro da Síria

Beirute, 12 mai (EFE).- A Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outros grupos armados tomaram nesta quinta-feira o controle da cidade de Al Zara, de maioria alauita, seita do presidente sírio, Bashar al Assad, parte de uma ofensiva na província de Hama.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos destacou que durante a ofensiva esses grupos seqüestraram vários moradores de Al Zara e capturaram soldados das forças governamentais.

A Frente al Nusra e outras facções, como o Movimento Islâmico dos Livres de Sham, a Legião de Homs e as Brigadas Ahal al-Sunna iniciaram o ataque ao amanhecer, que batizaram de "vingança por Aleppo".

Também continuam os enfrentamentos entre os leais a Assad e a Frente al Nusra e seus aliados na população de Khan Tuman, ao sul da cidade de Aleppo.

Aviões de guerra bombardearam essa região, assim como as cidades de Kafr Naha e Khan Asal, a oeste de Aleppo.

Ontem à noite expirou a trégua parcial declarada na cidade de Aleppo na quinta-feira para pôr fim à onda de violência das duas semanas anteriores.

A cessação de hostilidades reduziu os bombardeios e o lançamento de foguetes, embora nos últimos dias tenham havido ataques isolados dentro da cidade.

Nesta madrugada, vários foguetes atingiram bairros sob controle do regime, como Dahie al-Assad e Seif al Daula; e aviões bombardearam os arredores do distrito de Yamiat al Zahra e Misir, sem causar vítimas.

Nesta quinta-feira explodiram confrontos entre organizações rebeldes islâmicas e as brigadas palestinas Al Quds, que apoiam o regime sírio, no campo de refugiados palestinos de Al Handarat, ao norte de Aleppo, em uma tentativa das brigadas de retomar seu domínio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos