Ex-presidente do Senado de Nova York é condenado a 5 anos de prisão

Nova York, 12 mai (EFE).- O ex-presidente do Senado estadual de Nova York, Dean Skelos, foi condenado nesta quinta-feira a cinco anos de prisão por corrupção, dias depois que o ex-presidente da Assembleia Legislativa também foi sentenciado a 12 anos de detenção.

O político republicano, de 68 anos, foi sentenciado pela juíza federal Kimba Wood, durante uma audiência em um tribunal do sul de Manhattan na qual também esteve seu filho, Adam Skelos, de 33 anos, que também foi sentenciado a seis anos e meio de prisão.

Skelos, que ainda deverá pagar uma multa de US$ 500.000, foi considerado culpado em dezembro do ano passado por um júri de usar sua influência para obter um trabalho para seu filho Adam em empresas que ao mesmo tempo buscavam contratos públicos no estado.

"O senhor era um dos três políticos mais poderosos no estado de Nova York e demonstrou ser, na realidade, um corrupto ao utilizar sua posição em benefício próprio", afirmou a juíza Wood antes de ditar a sentença.

Skelos fez uso da palavra para se desculpar pelo ocorrido e pediu à magistrada que tivesse clemência de seu filho Adam, e, após concluir a audiência, os advogados da defesa anunciaram que apelarão da decisão.

A sentença contra o dirigente republicano é anunciada depois que, no último dia 3 de maio, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Nova York, o democrata Sheldon Silver, também foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção.

"Em apenas 16 meses, fomos testemunhas da detenção, do julgamento e da condenação dos líderes de ambas câmaras legislativas no estado de Nova York por corrupção, um fato sem precedentes", destacou hoje o procurador federal do distrito sul de Nova York, Preet Bharara.

A juíza declarou hoje que espera que a sentença sirva como advertência aos políticos de Albany, a capital estadual, para que entendam que a corrupção "será perseguida e castigada", embora Skelos ficará na prisão menos da metade dos anos que pedia a procuradoria.

Silver e Skelos eram os políticos mais poderosos do estado, junto ao governador, Andrew Cuomo, e suas condenações estremeceram o panorama político em Nova York, testemunha de várias acusações e sentenças de legisladores por corrupção.

Skelos representa o condado de Nassau (Long Island) no Senado estadual desde 1985 e se tornou líder da maioria republicana em 2008, mas, com a confirmação da sua sentença, será afastado de sua cadeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos