Operador investigado na Lava Jato em Portugal se opõe a extradição ao Brasil

Lisboa, 12 mai (EFE).- O operador financeiro Raul Schmidt se opôs nesta quinta-feira perante juízes portugueses a ser extraditado ao Brasil para ser julgado pelo suposto envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

Schmidt foi escutado hoje pelos juízes do Tribunal de Relação de Lisboa, que o perguntaram se aceitaria a extradição ao Brasil, já apoiada pelo próprio governo de Portugal.

O empresário se opôs a essa medida e agora terá oito dias para apresentar argumentos ao tribunal, que os analisará antes de emitir sua decisão final.

Schmidt foi detido no dia 21 de março em um apartamento de luxo no centro de Lisboa como parte de uma operação luso-brasileira, a primeira fora do território brasileiro relacionada à Lava Jato. O empresário se encontra em prisão domiciliar com pulseira eletrônica.

O empresário, sobre o qual havia uma ordem de detenção internacional, é suspeito de "ter atuado como intermediário em operações da Petrobras que levaram à cobrança indevida de comissões no valor de milhões de reais", de acordo com a informação proporcionada pelas autoridades.

Com residência em Londres, onde é proprietário de uma galeria de arte, o agora detido foi representante da Petrobras em Angola entre 1994 e 1997 e desde 2007 atuava como intermediário entre a empresa e alguns de seus fornecedores no exterior.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa Schmidt de ter cobrado propina dos clientes que queriam ganhar contratos com a estatal e de ter transferido parte desses recursos desviados ao então diretor de Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, com quem tem vínculos próximos, assim como a outros dois diretores da Petrobras também condenados: Renato Duque e Néstor Cerveró.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos