Áustria suspende controles a refugiados na fronteira com a Itália

Viena, 13 mai (EFE).- O governo austríaco anunciou nesta sexta-feira que suspendeu os controles que seriam aplicados na passagem de Brennero, na fronteira com a Itália, para evitar a entrada de refugiados e onde tinha planejado inclusive a construção de uma cerca.

Esta decisão foi tomada após uma reunião nesta sexta-feira entre os ministros do Interior da Áustria, Wolfgang Sobotka, e Itália, Angelino Alfano, que se mostraram de acordo em suspender os controles que entrariam em vigor nas próximas semanas.

Segundo o responsável austríaco, o número de refugiados que passam por este cruzamento reduziu muito na semana passada graças ao aumento da vigilância por parte das autoridades italianas.

Graças a essa nova situação, a Áustria deixará em suspenso as medidas de controle, que além de inspeções em veículos privados e nos trens, incluía inclusive a possibilidade de levantar uma cerca de 400 metros nesta passagem entre dois países-membros da zona Schengen de livre circulação europeia.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, tinha criticado duramente essa possibilidade, que qualificou como "propaganda miserável" dentro da campanha das eleições presidenciais na Áustria, cujo segundo turno será realizado em 22 de maio e na qual é favorito o candidato ultradireitista Norbert Hofer.

"Construir um muro em Brennero vai contra as regras da União Europeia (UE), contra a história e contra o futuro", denunciou Renzi na semana passada.

A Comissão Europeia também tinha mostrado sua preocupação pela possibilidade da construção da cerca.

Nas últimas semanas ocorreram várias manifestações neste cruzamento para denunciar as medidas de controle, que em alguns casos derivaram em confrontos com a polícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos