Chanceler espanhol chega a Cuba para reforçar relação bilateral

Havana, 13 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores interino da Espanha, José Manuel García-Margallo, chegou nesta sexta-feira a Cuba em sua segunda visita oficial ao país com o propósito de reforçar o estado da relação bilateral entre ambas as nações.

"Estamos aqui depois da ratificação do acordo entre a União Europeia e Cuba, coisa que nos deixa muito felizes, e vamos ver como estão as relações entre os dois países", disse García-Margallo em declarações à Agência Efe em sua chegada ao aeroporto de Havana, em um avião oficial espanhol procedente do Equador.

O ministro se referiu assim ao acordo de diálogo político e cooperação que Cuba e UE fecharam em março, após quase dois anos de negociações.

O chefe da diplomacia espanhola chegou por volta das 20h45 (horário local) ao aeroporto José Martí da capital cubana, segunda escala de uma viagem que o levou antes ao Equador, onde visitou as regiões afetadas pelo terremoto do mês passado e prometeu mais ajuda da Espanha para sua recuperação.

Esta é a segunda visita de García-Margallo a Cuba no cargo, embora a agenda oficial esteja programada para segunda-feira, dia 16, quando tem previstos encontros com seu colega, o chanceler Bruno Rodríguez; além de Ricardo Cabrisas, um dos vice-presidentes do Conselho de Ministros; e Rodrigo Malmierca, titular de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro.

No entanto, o chanceler espanhol não confirmou se terá um encontro com o presidente cubano Raúl Castro, com quem não se reuniu em sua visita anterior, em novembro de 2014.

Neste sábado, o ministro participará de uma oferenda em memória a Luis Vicente de Velasco, comandante da Marinha Espanhola e herói da defesa da fortaleza Castillo del Morro de La Habana durante a invasão inglesa de 1762.

A visita do ministro das Relações Exteriores coincide com a presença em Havana do navio-escola da Marinha espanhola Juan Sebastián Elcano, a bordo do qual García-Margallo participará no domingo de um juramento à bandeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos