Milhares de fiéis concluem peregrinação internacional ao Santuário de Fátima

Lisboa, 13 mai (EFE).- Milhares de fiéis concluíram nesta sexta-feira a tradicional peregrinação internacional ao Santuário de Fátima e iniciaram a contagem regressiva para o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, que será lembrado em maio de 2017.

Segundo dados divulgados pelo Santuário, cerca de 180 mil peregrinos procedentes de 30 países participaram da missa oficiada pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

As celebrações no Santuário de Fátima, situado a cerca de 130 quilômetros de Lisboa, começaram na quinta-feira com a procissão das velas e terminaram hoje com a missa, a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

O programa contou, além disso, com a inauguração do Relógio do Centenário, que fará uma contagem regressiva até 13 de maio de 2017, quando se completam 100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima.

O culto a Fátima tem sua origem entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, período durante o qual três crianças portuguesas - Lúcia, Jacinta e Francisco - asseguraram que tinham sido testemunhas de várias aparições de Nossa Senhora.

Os três menores, que eram pastores de um rebanho, explicaram que Nossa Senhora lhes fez várias revelações nesses encontros, que formam a profecia de Fátima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos