Morre em Nova York "Miss Susie", a mulher mais velha do mundo, aos 116 anos

Nova York, 13 mai (EFE).- Susannah Mushatt Jones, a mulher americana que ostentava o título de pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quinta-feira aos 116 anos e 311 dias em um centro geriátrico de Nova York, segundo informam nesta sexta-feira meios de comunicação locais.

"Miss Susie", como era conhecida entre seus parentes e amigos, era a última pessoa americana nascida no século XIX, segundo confirmou o Grupo de Pesquisa de Gerontologia dos Estados Unidos, que verificou sua data de nascimento em 6 de julho de 1899.

A mulher estava há mais de três décadas vivendo em um centro para idosos no condado de Brooklyn, onde faleceu na noite da quinta-feira dez dias após ficar doente, segundo explicou a rede de televisão "NBC".

Nascida em uma fazenda nos arredores de Montgomery, no estado sulista do Alabama, Jones se transferiu em 1922 a Nova Jersey e um ano depois à cidade de Nova York, onde ganhou a vida como babá.

"Miss Susie" teve dez irmãos, todos já falecidos, e tinha uma centena de sobrinhos, incluída Lois Judge, que no ano passado contou que o segredo de sua tia para uma vida tão longa é que não fumava, não tomava álcool e, aparentemente, também não gostava de festas.

Jones se tornou a pessoa mais velha do mundo em junho do ano passado, quando a também americana Jeralean Talley, que chegou a viver 116 anos e 25 dias, morreu. Agora a lista é liderada pela italiana Emma Morano.

Segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia, Morano nasceu em 29 de novembro de 1899 no município piamontês de Civiasco, norte da Itália.

Com o falecimento de "Miss Susie", a pessoas mais velha dos Estados Unidos passa a ser Goldie Michelson, uma mulher de 113 anos originária da Rússia, que nasceu em 8 de agosto de 1902 e vive no estado de Massachusetts.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos