Obama recebe líderes nórdicos para abordar terrorismo e mudança climática

Washington, 13 mai (EFE).- O presidente de EUA, Barack Obama, recebeu nesta sexta-feira na Casa Branca os líderes da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia para realizar uma cúpula na qual serão abordadas a luta contra o terrorismo e a mudança climática, entre outros temas.

Perante a ameaça de tempestades em Washington, a cerimônia oficial de boas-vinda não foi realizada nos jardins da Casa Branca, mas foi transferida para o interior da residência presidencial.

À cúpula com Obama participam os primeiros-ministros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen; sueco, Stefan Löfven; norueguesa, Erna Solberg, e islandês, Sigurdur Ingi Jóhannsson, assim como o presidente finlandês, Sauli Niinistö.

Em breves declarações antes do começo da cúpula, Obama destacou os "valores" compartilhados pelos EUA e os países nórdicos, que, segundo sua opinião, realizam grandes contribuições à proteção do meio ambiente e às missões de paz em zonas de conflito apesar do pequeno tamanho.

Em paralelo à cúpula, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, visitou junto com as esposas dos líderes e o marido da primeira-ministra norueguesa a Galeria Renwick, recentemente renovada e conhecida como o "Louvre da América".

Nesta noite, os Obama oferecerão aos líderes nórdicos um jantar de Estado, o 12° que realizam desde sua chegada à Casa Branca em 2009.

A noite contará com uma atuação da cantora e atriz americana Demi Lovato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos