Social-democratas austríacos definem Christian Kern como novo chanceler

Viena, 13 mai (EFE).- Os social-democratas austríacos chegaram a um acordo nesta sexta-feira para que Christian Kern seja seu novo chefe e assuma também a presidência do governo, decisão que só será formalizada na terça-feira com um anúncio oficial.

"A decisão foi tomada", anunciou hoje Michael Häupl, prefeito de Viena e chefe interino do partido desde a renúncia na segunda-feira de Werner Faymann aos cargos de chefe do partido e do governo.

Häupl indicou que a decisão será formalizada na terça-feira que vem e que o novo chefe do partido terá total liberdade para decidir quem integrará sua equipe de governo, uma coalizão entre os social-democratas e o Partido Popular.

Kern, atualmente responsável pela empresa estatal de ferrovias (ÖBB), esteve desde o princípio no topo das apostas para substituir Faymann, que deixou o cargo ao perder o apoio de seu partido, imerso em uma grave crise causada pelas sucessivas derrotas eleitorais e o auge do partido ultradireitista e xenófobo FPÖ.

Diferentes líderes regionais mostraram apoio a este gerente de 50 anos, considerado da ala mais centrista do partido, e que conseguiu tirar as ferrovias austríacas do vermelho.

Tanto Häupl como os outros líderes do partido afirmaram que Kern terá total liberdade para realizar mudanças nos ministérios que estão com o SPÖ.

Reinhold Mitterlehner, chefe do Partido Popular austríaco e vice-chanceler, elogiou a capacidade gerencial de Kern e disse que sua presença no Executivo será muito positiva.

O chefe do Estado, Heinz Fischer, teve hoje um encontro com o futuro chanceler, informou a agência "APA".

Para a próxima terça-feira está prevista uma reunião do Comitê Federal do partido, em que Kern será anunciado formalmente como novo líder do Partido Social-Democrata (SPÖ) e do governo.

No dia seguinte haverá uma sessão do Conselho de Ministros no parlamento que já deverá ser presidida por Kern.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos