Trump se nega a revelar pagamento de impostos em entrevista a jornalista

Washington, 13 mai (EFE).- O aspirante republicano à Casa Branca Donald Trump se negou nesta sexta-feira a revelar o pagamento de impostos em entrevista, apesar ser uma tradição desde os anos 70 todo aspirante presidencial dos EUA divulgar sua declaração fiscal.

"Não é da sua conta", disse Trump ao conhecido jornalista George Stephanopoulos, da rede "ABC", em entrevista na qual perguntou qual é a porcentagem de impostos que paga por seus ingressos.

"Você verá quando eu publicar, mas faço o que posso para pagar o menos possível em impostos", disse o magnata, que se esquivou das contínuas reivindicações para que revele algumas de suas declarações de impostos dos últimos anos.

O candidato presidencial disse que não acredita que os americanos devam ter acesso a sua declaração de impostos.

Trump disse que está fazendo uma auditoria para não revelar ainda sua declaração de impostos, apesar de ser algo que já fez no passado em gestões empresariais e de a Fazenda Pública americana (IRS) não proibir a revelação de detalhes em meio a uma auditoria.

O magnata dos cassinos afirmou em fevereiro em entrevista que revelaria sua declaração de impostos, algo que já fizeram alguns de seus rivais na disputa de primárias e que é uma norma de décadas para todo candidato presidencial.

Trump, que tem conglomerados e negócios internacionais em seu nome, está sendo submetido a uma auditoria do IRS sobre sua declaração de impostos em 2009.

O multimilionário nova-iorquino garantiu que não tem contas em bancos suíços, não tem sociedades 'offshores' (em paraísos fiscais) e que tem uma companhia muito limpa.

Destacadas vozes políticas nos EUA criticaram o magnata por ocultar suas declarações de impostos, como o que fora candidato do Partido Republicano à presidência em 2012, Mitt Romney.

"Desqualifica um indicado presidencial moderno rejeitar a publicação de suas declarações da renda", indicou Romney na quarta-feira passada em mensagem na rede social Facebook.

O ex-candidato, muito crítico a Trump, garantiu que, se o empresário não publicar essa informação, é porque esconde "uma bomba de dimensões extraordinárias".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos