Ataques da coalizão matam 3 líderes do EI no norte do Iraque

Mossul (Iraque), 14 mai (EFE).- Três líderes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram neste sábado por um bombardeio com mísseis efetuado pela coalizão internacional anti-jihadista contra as sedes da organização em Al Qayara, no norte do Iraque.

O líder da milícia sunita pró-governo Multidão dos Clãs nesta região, Nazhan al Lahibi, disse à Agência Efe que a coalizão internacional liderada pelos EUA bombardeou várias sedes do EI em Al Qayara e outros alvos militares na zona.

Vários combatentes do EI morreram, entre eles os três dirigentes, identificados como Mutiya Khalaf Hamidi, Naktel Abdelyabar al Tukan e Jidr Mustafa Ruqab, que desempenhavam funções de comandantes de campo em diferentes áreas de Al Qayara.

Por outro lado, Al Lahibi garantiu que a Multidão dos Clãs e as tropas iraquianas vão lançar uma ofensiva para recuperar o controle dos povos situados no litoral ocidental do rio Tigre, como passo prévio à libertação da cidade de Al Qayara.

Neste momento, as forças governamentais se situam a um quilômetro e meio do povo Al Hash e próximo a Ausaya, ambos localizados na rota que comunica com a capital de Al Qayara.

Já Multidão Nacional -integrada por membros de tribos árabes sunitas- e as tropas iraquianas enfrentaram hoje os jihadistas na zona de Bashika, ao nordeste da cidade de Mossul, principal reduto do EI no norte do Iraque.

Os combatentes radicais lançaram projéteis Katyusha contra as forças governamentais e cercaram a cidade de Kanuna, nas cercanias de Bashika, o que fez com que a coalizão internacional respondesse com bombardeios contra as posições jihadistas.

A organização radical conquistou amplas zonas do norte do Iraque em junho de 2014 e pouco depois anunciou um califado islâmico nos territórios que controla neste país e na vizinha Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos