Hillary pergunta se Trump tem algo para esconder sobre seus impostos

Nova York, 14 mai (EFE).- A equipe da aspirante presidencial democrata Hillary Clinton perguntou neste sábado a seu rival republicano, Donald Trump, se tem algo a esconder sobre seus impostos ao não querer divulgar suas últimas declarações à Fazenda americana.

"O que está escondendo Donald Trump? Cada um dos candidatos presidenciais democratas e republicanos desde 1976 publicam suas declarações fiscais. Onde estão as de Donald Trump?", questiona a campanha de Hillary em um vídeo publicado hoje.

O magnata nova-iorquino afirmou na sexta-feira à rede de televisão "ABC" que não acredita que os americanos tenham que ter acesso a suas declarações e se defendeu argumentando que está sendo auditado pela Fazenda (IRS) com relação a seus impostos do ano 2009.

"Não é da sua conta", disse Trump ao jornalista George Stephanopoulos, quando este perguntou qual porcentagem de impostos paga por seus ingressos. "Você verá quando eu publicar, mas faço o que posso para pagar o menos possível", acrescentou.

A campanha de Hillary lembrou hoje no mesmo vídeo que em 2011 o empresário garantiu que publicaria suas declarações fiscais quando o presidente americano, Barack Obama, fizesse o mesmo com sua certidão de nascimento.

Além disso, os estrategistas democratas lembraram que em fevereiro de 2015 Trump disse que se concorresse às eleições, publicaria suas declarações e que meses mais tarde, em junho, se comprometeu a revelá-las antes do primeiro debate republicano.

Neste contexto, o jornal "The New York Times" publicou hoje um editorial no qual assegura que quanto mais Trump atrasar em publicar suas declarações, "mais os americanos se questionaram sobre se o magnata tem algo a esconder".

O jornal lembrou que desde 1952 os adversários à Casa Branca cumprem com a tradição de revelar seus impostos para deixar claro aos eleitores "que não têm conflito de interesses, que são generosos e que cumprem com suas obrigações fiscais".

O multimilionário, que garantiu na sexta-feira na mesma entrevista que nem tem contas em bancos suíços e nem sociedades em paraísos fiscais, deixou entrever que talvez não divulgue os documentos antes das eleições de novembro.

"Se Donald Trump está tão desesperado por seguir mantendo em segredo suas últimas declarações de impostos, o que pode estar escondendo?", concluiu a equipe da ex-secretária de Estado no mesmo vídeo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos