Acusado de assédio sexual, nobel indiano terá de prestar depoimento

Em Nova Déli

  • Laurent Gillieron/Keystone/EPA

    Rajendra Kumar Pachaur recebeu o Nobel da Paz em 2007

    Rajendra Kumar Pachaur recebeu o Nobel da Paz em 2007

O cientista indiano Rajendra Kumar Pachauri, ex-chefe do organismo da ONU sobre a mudança climática que recebeu o Nobel da Paz em 2007, foi intimado neste sábado (14) a prestar depoimento como acusado por supostamente acossar sexualmente uma funcionária.

A juíza Shivani Chauhan de uma corte metropolitana de Nova Déli afirmou que o "tribunal possui suficiente material para processar Pachauri" por várias acusações, entre elas a de assédio sexual e uso da força para tentar desnudar uma mulher.

Pachauri, que foi denunciado há um ano por uma trabalhadora quando dirigia o Instituto de Energia e Recursos (TERI) em Nova Déli, deverá se apresentar perante o Tribunal em 11 de julho, declarou a magistrada, segundo a agência de notícias indiana "PTI".

As acusações contra o cientista indiano se baseiam em um relatório de 1.400 páginas apresentado perante a corte pela polícia em 1º de março.

"A folha de acusações foi lida minuciosamente. Existem alegações contra o acusado que realizou observações de tipo sexual à litigante em várias ocasiões, a tocou de maneira inadequada apesar de claros gestos de desaprovação ou lhe enviou mensagens inapropriadas", explicou a juíza Chauhan.

Uma segunda funcionária do TERI o denunciou recentemente pelo mesmo motivo.

O cientista deixou o cargo de diretor do centro em julho do ano passado, do qual estava à frente desde 1982, embora em fevereiro deste ano tenha se reincorporado como vice-presidente executivo, renunciando só dois meses mais tarde.

Após ser denunciado no ano passado, Pachauri renunciou também como presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, que em 2007 recebeu sob sua presidência, junto ao ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, o Nobel da Paz por seus esforços em promover um maior conhecimento sobre a mudança climática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos