Combates entre EI e milícia sunita no Iraque deixam 14 mortos

Em Mossul (Iraque)

Pelo menos 14 combatentes morreram em 20 horas de enfrentamentos na cidade de Kanuna, no norte do Iraque, de onde a milícia sunita Multidão Nacional tentou sem sucesso expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Entre os mortos, 12 são extremistas, enquanto a milícia só registrou duas baixas em suas fileiras, informou neste domingo à Agência Efe o porta-voz da Multidão Nacional, Amre Hazem.

Hazem explicou que o fracasso ocorreu à resistência apresentada pelo EI, mas apontou que se tratou de "uma retirada tática".

A milícia Multidão Nacional conseguiu impor um cerco ao redor da população antes de lançar a ofensiva, que se prolongou entre primeira hora da manhã do sábado até a madrugada do domingo.

O EI indicou em comunicado divulgado em um fórum jihadista que conseguiu deter o ataque, pelo qual acusou as forças curdas "peshmergas".

Segundo os extremistas, nos combates seus homens mataram um grande número de seus rivais e expropriaram armas leves e munição.

Os confrontos ocorreram na zona de Basiqa, onde fica o principal acampamento da Multidão Nacional, uma milícia árabe sunita que atua livremente na província de Ninawa e que conta com a assessoria da Turquia.

Grande parte da população de Kanuna pertence à minoria étnica shabak, uma das perseguidas pelos jihadistas por considerá-la apóstata.

Esta minoria se queixou que a destruição causada em seus povos durante as operações para expulsar o EI vai dificultar o retorno aos lares.

A província de Ninawa foi conquistada pelo EI em junho de 2014, quando os jihadistas proclamaram um califado nos territórios sob seu controle do Iraque e Síria.

Atualidade há em curso várias ofensivas militares para expulsar os jihadistas e recuperar o domínio da cidade de Mossul, capital de Ninawa e principal reduto do EI no norte do Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos