Kerry trata conflitos do Oriente Médio com rei da Arábia Saudita

Riad, 15 mai (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu neste domingo com o rei saudita, Salman bin Abdelaziz, na cidade meridional de Jidá, com quem analisou os conflitos no Oriente Médio.

Segundo a agência oficial saudita "SPA", Kerry e Salman "discutiram diferentes aspectos da cooperação bilateral, os últimos eventos na região e os esforços comuns" perante os diferentes conflitos, entre os quais destacam-se as guerras da Síria e o Iêmen.

O chefe da diplomacia americana também dialogou com o príncipe herdeiro e vice-presidente do Conselho de Ministros saudita, Mohammed bin Nayef, sobre os meios para estreitar a cooperação, especialmente na luta antiterrorista.

Segundo a embaixada dos EUA na Arábia Saudita, Kerry também manterá um encontro com o segundo príncipe herdeiro e ministro da Defesa, Mohammed bin Salman.

Durante sua chegada ontem à noite a Jidá, Kerry se reuniu com seu colega saudita, Adel al Yubeir, informou o Ministério saudita das Relações Exteriores sem oferecer mais detalhes do encontro.

O Departamento de Estado anunciou há dois dias que, durante a visita a Jidá, Kerry ia abordar "uma série de assuntos bilaterais e regionais".

Washington e Riad respaldam a oposição ao regime sírio de Bashar al Assad, enquanto no Iêmen, a Arábia Saudita lidera uma coalizão militar contra os rebeldes houthis que conta com o beneplácito dos EUA.

Jidá é a primeira escala de uma viagem de quase duas semanas de Kerry pelo Oriente Médio, Europa e Ásia, que estará centrada em potencializar a estabilidade na Líbia e acelerar o processo de transição política na Síria, entre outros temas.

A última visita de Kerry à Arábia Saudita, na qual acompanhou o presidente Barack Obama, foi entre 20 e 21 de abril, quando tentaram reforçar a cooperação com os países do Golfo após as últimas diferenças entre os tradicionais aliados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos