Morre atriz Madeleine LeBeau, última sobrevivente do filme "Casablanca"

Redação Central, 15 mai (EFE).- A atriz francesa Madeleine LeBeau, conhecida por ser a voz que grita "Viva a France, viva a democracia" no filme "Casablanca", faleceu aos 92 anos de idade na cidade espanhola de Estepona, segundo informou neste domingo seu enteado Carlos Alberto Pinelli.

O enteado e cineasta Pinelli disse à revista americana "Hollywood Reporter" que LeBeau faleceu em sua cobertura da cidade de Estepona (província de Málaga), lugar que havia eleito para viver após se aposentar.

LeBeau era a última sobrevivente do elenco do mítico filme "Casablanca" (1942), dirigido por Michael Curtiz e interpretado nos papéis principais por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Após a morte da atriz americana Joy Page em 2008, que em "Casablanca" encarnava Annina Brandel, LeBeau se tornou a única representante viva deste filme que obteve três prêmios Oscar: melhor filme, diretor e roteiro.

No lendário filme, LeBeau, nascida em Antony Hauts-de-Seine, perto de Paris, em 1923, deu vida a Yvonne, a amante despeitada de Rick (Bogart) e protagonizou uma das cenas mais recordadas da história do cinema.

Depois que um grupo de soldados alemães entoou uma melodia nazista, a clientela do Rick's Café responde, encorajada por Victor Laszlo (Paul Henreid), com o canto de "La Marseillaise", proscrita na França pelos ocupantes germânicos. Ao término da mesma, uma emocionada Yvonne grita "Vive a France, vive a democratie" ("Viva França, viva a democracia").

A cena tem mais valor porque a atriz francesa participou da rodagem do filme após fugir em 1940 com seu marido, o ator francês de origem judaica Marcel Dalio, aos Estados Unidos, onde entrou em contato com o ambiente cinematográfico do momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos