Incêndio em depósito de pneus na Espanha continuará ativo por mais 2 semanas

Toledo (Espanha), 16 mai (EFE).- O incêndio que teve início há três dias no maior depósito de pneus da Europa, situado a cerca de 35 quilômetros de Madri, continuará ativo por mais duas semanas, indicaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

A qualidade do ar na região não apresenta anomalias, mas há contaminação nas camadas altas da atmosfera, revelaram hoje os responsáveis de Meio Ambiente das regiões de Castela La Mancha, Francisco Martínez Arroyo, e de Madri, Jaime González.

O depósito, declarado ilegal em 2009 pela Justiça da Espanha, ocupa a divisa das duas regiões. Considerado o maior da Europa, acumula cinco milhões de pneus usados, pesando cerca de 100 mil toneladas, espalhados por 11,5 hectares. Em alguns pontos, eles atingem uma altura igual a de um prédio de sete andares.

As previsões apontam que o incêndio só será extinto em dez ou quinze dias. Apenas um terço dos pneus não será queimado pelas chamas, de acordo com as autoridades. Assim que a situação for controlada, os pneus restantes serão reciclados.

Os responsáveis regionais, que pediram aos moradores para permanecerem em suas casas, decidirão hoje, com base nos relatórios técnicos de qualidade do ar, se as escolas serão reabertas amanhã, já que hoje é feriado na Espanha.

Os pneus começaram a se acumular em Seseña no final dos anos 90, mas a montanha cresceu tanto que ocupou terrenos dos municípios próximos, o que gerou ações judiciais por danos ambientais.

O responsável pelo depósito está foragido e recebeu multas de 600 mil euros (cerca de R$ 2,38 milhões) de vários órgãos espanhóis.

A Guarda Civil da Espanha trabalha com a hipótese que o incêndio foi proposital, apesar de não descartar outras vias de investigação. EFE

nac/lvl

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos