Promotor solicita julgamento de vedete que pilotou avião na Argentina

Buenos Aires, 16 mai (EFE).- Um promotor da Argentina solicitou nesta segunda-feira o julgamento oral da famosa vedete Victoria Xipolitakis, indiciada por supostamente colocar um voo em perigo em junho do ano passado ao permanecer na cabine de comandantes da aeronave durante a viagem e inclusive ativar a alavanca de decolagem.

A solicitação foi realizada perante o juiz Sergio Torres pelo promotor federal Carlos Rívolo, que também pediu que sejam enviados a julgamento oral os pilotos Patrício Zocchi Molina e Federico Soaje, segundo informou o Ministério Público Fiscal.

Em sua apresentação, Rívolo considerou comprovado que os acusados puseram em perigo a segurança do voo da empresa aérea Austral, subsidiária da estatal Aerolíneas Argentinas, que em junho de 2015 realizou o trajeto entre a capital Buenos Aires e a cidade de Rosário.

Segundo o promotor, "ficou evidenciado" que Xipolitakis foi convidada pelo comandante Zocchi Molina a entrar e permanecer na cabine da aeronave, que era pilotada por Soaje e que aceitou que a vedete viajasse nesse lugar.

Rívolo afirmou que "ambos pilotos mantiveram conversas não essenciais com Xipolitakis e que além disso, permitiram que operasse o acelerador do avião durante a fase crítica de decolagem".

De acordo com o promotor, os vídeos feitos pela própria vedete com seu celular "ratificam de maneira certeira" que Xipolitakis "operou o acelerador e que Soaje foi quem lhe deu as indicações relativas a 'como e quando acelerar'; 'se era preciso acelerar mais e quando 'soltar'".

Além disso, segundo o promotor, a investigação também comprova que os acusados "também se fotografaram em pleno voo".

O promotor lembrou que o Código Penal estabelece que "será reprimido com prisão de dois a oito anos aquele que, com pleno conhecimento, executar qualquer ato que ponha em perigo a segurança de um navio, construção flutuante ou aeronave".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos