Segundo juiz mexicano aprova extradição de "El Chapo" aos EUA, diz advogado

Cidade do México, 16 mai (EFE).- Um juiz federal mexicano aprovou a extradição de Joaquín "El Chapo" Gúzman, atendendo a um pedido feito por um tribunal do Texas, nos Estados Unidos, uma decisão que se soma à anunciada há 10 dias por outro magistrado do país, informou nesta segunda-feira à Agência Efe o advogado do narcotraficante, José Refugio.

"O 8º Tribunal Distrital de Processos Penais da Cidade do México nos notificou na sexta-feira. É a outra extradição que faltava sobre o assunto do Texas", explicou o advogado.

Refugio explicou que seu cliente, líder do Cartel de Sinaloa, é acusado dos crimes de formação de quadrilha, crime organizado, narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídio e posse de armas.

No último dia 6 de maio, outro juiz tinha aprovado a extradição de "El Chapo" solicitada pelo governo dos EUA através de um tribunal da Califórnia. Na ação, ele é acusado de formação de quadrilha "com a intenção de importar e distribuir cocaína".

A partir da segunda decisão judicial, a Chancelaria do México tem 20 dias úteis para decidir se extradita ou não o narcotraficante, que no último dia 7 foi levado para uma prisão de segurança máxima em Ciudad Juárez, na fronteira com os EUA.

"É um trâmite da extradição. A opinião (jurídica) é emitida, e a notificação enviada à Secretaria de Relações Exteriores (SRE)", explicou o advogado de "El Chapo".

A expectativa de Refugio é que a decisão do segundo juiz seja publicada ainda hoje e comunicada à SRE, que ainda não se pronunciou sobre a primeira decisão judicial.

Assim que a Chancelaria aprove a extradição, a defesa do narcotraficante - que foi recapturado em janeiro no estado natal de Sinaloa - terá um prazo de 30 dias para entrar com uma ação de amparo, um processo que pode se estender por vários meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos