Cidade da Albânia instalará busto em homenagem a Hillary Clinton

Tirana, 17 mai (EFE).- O conselho municipal da turística cidade de Saranda, no sul da Albânia, decidiu por unanimidade nesta terça-feira que colocará em suas ruas um busto da ex-secretária de Estado e pré-candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em reconhecimento de seu apoio ao povo albanês.

A proposta foi feita pela própria prefeita desta cidade, Floriana Koka.

Segundo informaram fontes municipais, com a instalação do busto, obra do escultor Idriz Balan, a cidade demonstra seu apreço pelo papel de Hillary como mulher na política, como representante das relações de amizade entre Albânia e EUA e por sua contribuição à nação albanesa.

Este é um dos países da Europa com população mais pró-americana devido ao apoio de Washington à formação do Estado independente da Albânia, constituído em 1912, e à independência do Kosovo, que se separou unilateralmente da Sérvia em 2008 e está habitada majoritariamente por população de etnia albanesa.

Nestes territórios a homenagem a políticos americanos é habitual, já que, por exemplo, enquanto o ex-presidente Bill Clinton tem em Pristina uma escultura em sua homenagem, George W. Bush possui a sua na cidade albanesa de Fushë Krujë e o diplomata Richard Holbrooke foi homenageado com uma estátua na cidade de Fier.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos