EI apedreja 1 mulher e 20 jovens até a morte por relações ilegítimas

Mossul (Iraque), 17 mai (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) apedrejou nesta terça-feira até a morte uma mulher e 20 jovens homens na cidade de Mossul, no norte do Iraque, por ter mantido supostas relações ilegítimas, informou à Agência Efe um responsável local.

O chefe do Comitê de Direitos Humanos do Conselho da província de Ninawa, da qual Mossul é capital, Gazuan Hamed al Daudi, denunciou que agentes da "hesba" (Polícia do EI) assassinaram as vítimas no bairro de Al Tahrir, diante da mesquita Al Zahra, no leste de Mossul.

Antes de realizar o apedrejamento, um dos jihadistas leu um comunicado do denominado Tribunal religioso do EI diante da multidão que foi obrigada pela força a presenciar o assassinato nesse local público.

Os jihadistas lançaram pedras contra as vítimas durante cerca de uma hora, até provocar as mortes, e seus corpos foram transferidos posteriormente ao necrotério de Mossul.

Al Daudi revelou que, segundo informações recebidas por seu Comitê, um total de 90 jovens iam ser executados, mas o EI se limitou a matar 21 pessoas para que sirva de exemplo e com o objetivo de "impedir a prática da prostituição", segundo o comunicado do grupo jihadista.

Por outro lado, indicou que o EI efetua diariamente execuções e detenções de antigos membros do Exército e da Polícia iraquianos, além de funcionários do governo.

Os métodos que o grupo radical costuma usar para executar suas vítimas incluem o fuzilamento, a decapitação, o apedrejamento e inclusive o lançamento de pessoas desde o terraço de edifícios públicos, quase sempre na presença de outros cidadãos.

A província de Ninawa e Mossul foram conquistadas pelo EI em junho de 2014, quando os jihadistas proclamaram um califado nos territórios sob seu controle no Iraque e Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos