Novo atentado em mercado da zona xiita de Bagdá deixa 12 mortos e 40 feridos

Bagdá, 17 mai (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta terça-feira em um novo atentado com carro-bomba contra um mercado do bairro de maioria xiita de Cidade de Sadr, no leste de Bagdá.

Fontes de segurança informaram à Agência Efe que a explosão deixou destroços em vários comércios de fruta e verdura e em veículos estacionados nos arredores.

Em Cidade de Sadr aconteceu no último dia 11 outro atentado com carro-bomba em um mercado, que terminou com a morte de 64 pessoas.

O atentado em Cidade de Sadr é o terceiro que ocorre nesta jornada na capital iraquiana, depois dos ocorridos em Al Shaab (nordeste) e Ao Rashid (sul), onde morreram no total 20 pessoas.

Por enquanto, a autoria das duas explosões em Al Shaab, também em um mercado, foi assumida pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que reivindicou todos os últimos atentados perpetrados em Bagdá e seus arredores.

O EI, que proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e Síria em junho de 2014, está recorrendo ultimamente com mais frequência aos atentados contra civis após perder terreno.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, anunciou ontem que o grupo terrorista perdeu 45% de seu território no Iraque desde o começo da ofensiva da coalizão liderada pelos EUA e 20% na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos