Bernie Sanders vence Hillary Clinton em primária do Oregon

Washington, 17 mai (EFE).- O senador Bernie Sanders venceu nesta terça-feira sua rival Hillary Clinton nas eleições primárias do Partido Democrata no estado do Oregon para escolher o candidato à presidência dos Estados Unidos, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa locais.

Assim, Sanders ficará com a maioria dos 61 delegados em jogo nesse estado do noroeste do país, de tendência fortemente progressista e vizinho de Washington e Idaho, onde o veterano senador também saiu vitorioso.

A vitória de Sanders no Oregon se soma ao empate virtual alcançado em Kentucky, o outro estado onde os democratas votaram esta noite e onde, apesar das autoridades locais terem declarado Hillary como a "ganhadora extraoficial", a diferença entre os dois candidatos, de acordo com a primeira apuração, foi de pouco mais de mil votos.

"A 'CNN' projetou Bernie Sanders como ganhador no Oregon. Alcançamos uma grande vitória em Washington, acabamos de ganhar no Oregon... e ganharemos na Califórnia. Estou gostando da Costa Oeste!", exclamou o próprio Sanders durante um comício em Carson, na Califórnia, ao conhecer o resultado no Oregon.

Após as palavras do senador, os mais de 10 mil presentes ao evento explodiram aos gritos de "Bernie!, Bernie!", faltando pouco menos de um mês para que o estado mais populoso do país, onde estão em jogo 475 delegados, comparecer às urnas, no dia 7 de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos