EUA afirmam ter matado mais de 120 comandantes do EI em 2016

Washington, 18 mai (EFE).- Os Estados Unidos afirmam ter matado neste ano mais de 120 comandantes do grupo Estado Islâmico (EI), entre eles Abu Hamza e Abu Sufyan, responsáveis por coordenar os combatentes e preparar ataques no vale do Eufrates.

O porta-voz da missão americana contra o EI, coronel Steven Warren, disse nesta quarta-feira que, a partir do Iraque, o Pentágono conseguiu eliminar "mais de 120 indivíduos de alto valor" da organização terrorista.

"Esses ataques tiveram um impacto importante no EI. Os ataques no Iraque interromperam suas operações midiáticas, os privaram de integrantes experientes, além de desconectar os líderes com base em Mossul dos combatentes estrangeiros", explicou Warren.

O porta-voz revelou que os últimos alvos mortos são Abu Hamza, um comandante local de "categoria média" que era responsável pelas operações em regiões ao longo do rio Eufrates, e seu parceiro, Abu Sufyan, que coordenava ataques com armas químicas.

Segundo Warren, Hamza entrou no movimento jihadista na insurgência contra a ocupação americana durante a Guerra do Iraque (2003-2011) e agora era responsável pela coordenação de milicianos.

O coronel também comemorou o fato de as forças iraquianas terem assumido hoje o controle da cidade de Rutba, no oeste do país, e próxima à fronteira com a Jordânia.

O porta-voz disse que o município é de grande valor estratégico porque permitirá o controle de uma região remota onde o EI tinha se fortalecido. Além disso, ajudará a interromper o fornecimento de provisões dos jihadistas.

O Pentágono reiterou que as operações de bombardeio e a colaboração com as forças locais nos últimos dois anos permitiram a recuperação de quase um terço do território que o EI ocupava no Iraque e na Síria. A atuação também atrapalhou as operações de obtenção de recursos e combatentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos