Hillary Clinton é a ganhadora "extraoficial" das primárias de Kentucky

Washington, 17 mai (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, foi declarada nesta terça-feira a ganhadora "extraoficial" das eleições primárias realizadas no estado de Kentucky para escolher o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais americanas, em uma disputa na qual empatou virtualmente com seu rival Bernie Sanders.

A secretária de Estado de Kentucky, a democrata Alison Lundergan Grimes, encarregada de organizar e supervisionar a votação, declarou Hillary como a "ganhadora extraoficial" do pleito em um discurso ao vivo na emissora "CNN", já que a pré-candidata superava o senador por Vermont em cerca de 1.800 votos, com praticamente 100% das urnas apuradas.

"Acredito que, com base no que estamos vendo, Kentucky permanecerá na coluna da vitória para os Clinton. Hillary Clinton é a ganhadora extraoficial", disse Alison.

No entanto, cabe destacar que a margem é tão pequena - 212.318 votos para Hillary e 210.505 para Sanders - que provavelmente o ganhador oficial será conhecido apenas dentro de alguns dias e, inclusive, pode ser solicitada a recontagem dos votos.

Em qualquer caso, Hillary e Sanders ficarão cada um com quase a metade dos 55 delegados que estão em jogo em Kentucky, o que não vai trazer mudanças significativas na corrida geral para a indicação, na qual a ex-secretária de Estado segue à frente do senador socialista democrático por ampla margem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos