Incêndio no Canadá afeta área quase 3 vezes maior que município de São Paulo

Toronto (Canadá), 18 mai (EFE).- O incêndio de grandes proporções que obrigou quase 100 mil pessoas a se deslocarem no noroeste do Canadá continua a crescer e nesta quarta-feira já afeta uma área quase três vezes maior que a do município de São Paulo.

A região afetada tem extensão de 4,23 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 2,78 vezes o tamanho da área ocupada por São Paulo, que é de 1.521,110 quilômetros quadrados.

Nas últimas 24 horas, o fogo cresceu em 570 quilômetros quadrados devido aos fortes ventos e altas temperaturas na província de Alberta, informaram hoje as autoridades canadenses.

A reativação do incêndio, que começou no dia 1º de maio nos arredores da cidade de Fort McMurray, obrigou na noite da segunda-feira a rápida evacuação de oito mil pessoas que trabalham nas jazidas de petróleo do norte de Alberta.

O vento está empurrando as chamas em direção ao nordeste da província de Alberta, aproximando o incêndio de várias instalações que as petroleiras possuem no norte de Fort McMurray, o coração do petróleo do Canadá.

Os bombeiros acreditam agora que a chegada de uma frente fria nas próximas horas, com chuvas na região, ajude a reduzir o ritmo de expansão do incêndio. Os meteorologistas preveem que na quinta-feira cairão até 15 milímetros de chuva na região do incêndio.

"Seria uma grande ajuda aos nossos esforços", declarou Travis Fairweather, porta-voz do governo de Alberta, à televisão pública canadense "CBC".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos