Ataque contra posto de controle deixa 8 policiais mortos no Afeganistão

Cabul, 19 mai (EFE).- Um ataque contra um posto de controle na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão, provocou a morte de pelo menos oito policiais nesta quinta-feira, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O atentado foi realizado por dois ex-agentes que se uniram ao Talibã contra um posto de controle na estrada que liga Cabul a Kadanhar, perto de Qalat, capital da província de Zabul. Entre os mortos está o comandante do posto, informou o chefe do Conselho Provincial, Atta Jan Haqqbayan.

"Após matar seus amigos, os dois policiais colocaram todas as armas em uma viatura e se uniram aos talibãs", afirmou.

Haqqbayan disse que os dois infiltrados são da província de Helmand, vizinha a Zabul, onde os insurgentes têm forte presença.

A polícia e o serviço de inteligência do Afeganistão abriram uma investigação sobre o incidente, declarou o porta-voz do governo da província, Gül Isla Syal.

Um porta-voz do Talibã, Qari Yousef Ahmadi, disse no Twitter que foram três infiltrados que mataram oito policiais e levaram armas para se unir aos insurgentes.

Desde fevereiro, o Afeganistão tem registrado uma série de ataques de ex-policiais que se converteram em talibãs.

O Talibã tem conquistado regiões do país após o fim da missão de combate da Otan em 2014. Desde o fim do ano passado, o grupo controla um terço do território afegão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos