General morre após explosão de bomba terrestre no Afeganistão

Cabul, 19 mai (EFE).- Um general do Exército afegão morreu nesta quinta-feira pela explosão de uma bomba improvisada (IED, em inglês) colocada supostamente pelos talibãs em uma estrada no sul do Afeganistão, na segunda morte de um militar desta categoria na zona em 1 mês e meio, informou uma fonte oficial.

A explosão aconteceu na província de Kandahar, onde o general falecido, Abdul Basir Shaharwand, era o comandante do primeiro regimento do Corpo Militar 205 Zafar do Exército afegão na zona, segundo um comunicado do governador provincial, Humayon Azizi.

Shaharwand morreu "pela explosão de uma bomba colocada na valeta pelos talibãs no distrito de Shahwalikot enquanto estava inspecionando postos de controle do Exército", de acordo com a nota.

"É uma perda não só para Kandahar, mas para o país inteiro", em palavras do governador.

Forças afegãs combatem há várias semanas os insurgentes no distrito onde aconteceu a explosão, para reabrir a estrada entre Kandahar e Uruzgan.

A morte é a segunda de um general afegão nesta província no último mês e meio após o falecimento de Khan Agha, comandante adjunto do mesmo corpo militar que faleceu em um ataque talibã em sua residência.

Os talibãs ganharam terreno em zonas do Afeganistão após o fim da missão de combate da Otan em 2014 e desde finais de 2015 controlam quase um terço do território, segundo um relatório do Inspetor Geral para a Reconstrução do Afeganistão dos EUA (SIGAR).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos