Parlamento francês aprova prolongar estado de emergência por dois meses

Paris, 19 mai (EFE).- A Assembleia Nacional francesa aprovou nesta quinta-feira prolongar o estado de emergência por dois meses adicionais, até final de julho, para dispor dos meios necessários para garantir a segurança durante a Eurocopa e o Tour de France.

Após 46 votos a favor e 20 contra, o estado de emergência decretado após os atentados jihadistas de meados de novembro em Paris, que expirava em 26 de maio, será mantido até 26 de julho.

O objetivo, segundo indicou o governo francês quando anunciou em 4 de maio sua intenção de prolongá-lo, é ter todos os meios que permitam garantir o desenvolvimento sem incidentes da Eurocopa, que será realizada de 10 de junho a 10 de julho, e do Tour de France de 2 a 24 de julho.

As autoridades pretendem reduzir o estado de emergência ao mesmo tempo estritamente necessário e por isso limitaram seu prolongamento a dois meses, frente aos três meses das duas ampliações anteriores.

Sob este regime temporário, entre outras medidas, persistirão as medidas de restrição de circulação para pessoas e veículos, assim como as que impedem certos indivíduos que têm limitados seus movimentos por ordem administrativa comparecer a determinados lugares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos