Pedro Parente é anunciado como novo presidente da Petrobras

Rio de Janeiro, 19 mai (EFE).- A Presidência da República anunciou nesta quinta-feira que o ex-ministro Pedro Parente foi escolhido como o novo presidente da Petrobras, de modo a substituir Aldemir Bendine, que ocupava o cargo desde 2015.

Parente, que conta com a aprovação dos mercados, aceitou o convite feito pelo presidente interino de Michel Temer. A nomeação do novo escolhido ainda deverá ser votada pelo Conselho de Administração da estatal, que ainda não confirmou oficialmente a designação.

Formado em engenharia pela Universidade de Brasília (UnB), Pedro Parente foi ministro da Casa Civil durante o segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupava a presidência do Conselho de Administração da BM&F Bovespa.

O início da carreira de Parente foi no Banco do Brasil, passou pelo Banco Central (BC) e foi consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Parente assumirá o comando da estatal em substituição de Bendine, que assumiu o posto em fevereiro de 2015. Nos próximos dias podem ser revelados os nomes dos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos