Zapatero termina reunião com líderes da oposição venezuelana

Caracas, 19 mai (EFE).- O ex-presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero se reuniu nesta quinta-feira com os principais líderes da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), um dia após ser recebido pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A reunião de mais de duas hora na sede do parlamento venezuelano contou com as presenças do presidente da câmara venezuelana, do opositor Henry Ramos Allup; do chefe da bancada opositora de deputados, Julio Borges; e do ex-candidato presidencial Henrique Capriles; entre outros dirigentes da plataforma de oposição.

Zapatero garantiu que nas próximas horas divulgará os detalhes da reunião. Capriles, que se limitou a dizer que foi uma reunião "positiva", e Ramos Allup se negaram a oferecer informações sobre o encontro que, segundo eles, serão dadas só pelo ex-presidente do governo espanhol em entrevista coletiva prevista para esta tarde.

"Não vão tirar uma palavra minha sequer da reunião com o presidente Rodríguez Zapatero porque ele fará sua declaração", disse o presidente da Assembleia Nacional (AN, parlamento).

Zapatero, junto ao ex-presidente panamenho Martín Torrijos, se encontra em Caracas desde terça-feira em processo de intermediação entre os opositores e o governo chavista.

Também havia sido anunciada para este processo a participação do ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, que até agora não participou nem deste nem do encontro com Maduro realizado ontem no palácio presidencial Miraflores.

Ramos Allup explicou hoje que somente Zapatero compareceu à reunião porque Torrijos teve que viajar para fora do país nesta manhã.

A intermediação dos ex-presidentes ocorre em um momento no qual a oposição venezuelana pressiona as autoridades para que seja convocado um referendo revogatório com o objetivo de cassar o mandato de Maduro.

O momento também coincide com a entrada em vigor de um decreto presidencial de "estado de exceção e emergência econômica", que Maduro assinou para fazer frente a supostas tentativas de golpe de Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos