Associação Nacional do Rifle declara apoio a Trump

Washington, 20 mai (EFE).- O virtual candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira o apoio oficial da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês) antes de seu discurso na convenção anual deste influente grupo.

"É hora de nos unirmos. Se seu candidato preferido saiu da disputa, é hora de superar isso", afirmou Chris Cox, diretor-executivo da NRA sobre as eleições primárias republicanas, nas quais só restou como pré-candidato o magnata nova-iorquino.

O anúncio aconteceu poucos minutos antes de Trump subir ao palco da convenção anual do grupo em Louisville, no estado do Kentucky, e afirmar que a Segunda Emenda na Constituição dos EUA que ampara a posse de armas estará "em perigo" se Hillary Clinton, a possível adversária democrata do empresário, ganhar as eleições de novembro.

"A malvada Hillary é a candidata mais oposta às armas, à Segunda Emenda", disse o pré-candidato.

"A única maneira de proteger a Segunda Emenda é votando em Donald Trump", frisou.

O bilionário insistiu em seu argumento de que os últimos atentados terroristas em Paris e Bruxelas mostraram que a proibição do uso de armas é um problema no combate aos terroristas, já que, se as vítimas pudessem contar com elas, as balas "também teriam saído em sentido oposto".

Com a participação no evento da NRA, Trump tenta consolidar o respaldo da ala mais conservadora do Partido Republicano e também dissipar as dúvidas sobre sua suposta mudança de opinião em relação ao porte de armas após ter apoiado, em 2000, a proibição à venda de rifles de assalto.

Por sua vez, o vice-presidente da Associação Nacional do Rifle, Wayne LaPierre, classificou Trump como "um homem que oferece uma Casa Branca muito diferente e uma nação muito mais esperançosa".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos