EUA felicitam presidente taiuanesa e esperam fortalecer laços bilaterais

Washington, 20 mai (EFE).- O governo dos Estados Unidos felicitou nesta sexta-feira Tsai Ing-wen por sua posse como nova presidente de Taiwan, o que representa "outro marco no desenvolvimento da vibrante democracia" desse país, e informou que espera fortalecer ainda mais os laços bilaterais.

Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, elogiou também o presidente taiuanês anterior, Ma Ying-jeou, por seu "sucesso" em fortalecer as relações bilaterais durante os últimos oito anos.

"Esperamos com interesse trabalhar com a nova administração, assim como com todos os partidos políticos e grupos da sociedade civil de Taiwan, para fortalecer ainda mais os laços entre os povos dos Estados Unidos e de Taiwan", declarou Kirby.

Tsai, a primeira mulher presidente de Taiwan, assumiu hoje o cargo com a intenção de estabelecer o equilíbrio entre relações amistosas com a China e uma defesa da democracia e do caráter próprio do território.

O território espera, além disso, manter seus laços com os aliados e reforçar as relações com EUA, Japão e Europa.

Tsai é a segunda dirigente independentista do território que chega à Presidência, depois de Chen Shui-bian (2000-2008), mas desta vez com maioria parlamentar para aplicar seu programa de reformas sociais e econômicas.

Os EUA são o principal fiador externo da segurança do território graças à Lei de Relações com Taiwan, aprovada pelo Congresso americano em 1979 e pela qual Washington se comprometeu a fornecer armas para sua defesa.

Taiwan e Estados Unidos mantêm fortes laços econômicos e militares, mas não relações diplomáticas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos