Nigéria diz que resgatou 97 mulheres e meninas, uma delas de Chibok

Lagos, 20 mai (EFE).- O exército da Nigéria garantiu nesta sexta-feira que resgatou quase 100 mulheres e meninas que haviam sido sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no nordeste da Nigéria, entre elas uma das meninas de Chibok, a segunda nesta semana.

O porta-voz do exército nigeriano, o coronel Usman Sani, identificou a menina como Serah Luka, uma das 219 que foram sequestradas pelo Boko Haram em abril de 2014.

"(Serah) Explicou que há outras três meninas de Chibok que fugiram de Shettima Aboh, depois que o exército invadiu a região. Agora ela está recebendo atendimento médico em um hospital de Biu, em Borno", explicou Usman em comunicado.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, se reuniu ontem com Amina Ali, a menina de Chibok que foi encontrada há dois dias perto da floresta de Sambisa, uma reserva florestal no nordeste do país que é utilizada como esconderijo pelo grupo terrorista.

As 97 mulheres e meninas foram resgatadas durante de uma operação militar em Damboa, no estado de Borno, no nordeste do país, e o exército garantiu que matou 35 integrantes do grupo terrorista nessa ação.

Serah Luka, a menina de número 157 na lista das sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, se transferiu para escola secundária dessa cidade dois meses antes do ataque, vinda de Madagali, no estado de Adamawa, para fazer as provas finais do ensino médio.

Se a identidade dessa menina for confirmada, ela será a segunda aluna da escola de Chibok resgatada em apenas três dias, enquanto as outras 217 seguem em paradeiro desconhecido.

Esses resgates representam uma vitória simbólica, mas muito importante, tanto para Buhari como para o exército nigeriano.

Há alguns meses, as autoridades nigerianas asseguraram que o Boko Haram está "tecnicamente derrotado", mas especificaram que o termômetro dessa vitória seria o resgate das meninas de Chibok.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos