Topo

Dilma afirma que áudio de Jucá evidencia "caráter golpista" do novo governo

23/05/2016 21h44

Brasília, 23 mai (EFE).- A presidente afastada Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o áudio no qual o ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugere que pretendia obstruir as investigações da Operação Lava Jato evidencia que o novo governo é "golpista".

"Se alguém ainda não tinha certeza que há um golpe em curso baseado no desvio de poder e na fraude, as declarações fortemente incriminadoras sobre os reais objetivos do impeachment e sobre quem está por trás dele eliminam qualquer tipo de dúvida", declarou Dilma em discurso durante o Congresso de Trabalhadores na Agricultura Familiar.

A presidente se referiu assim à gravação divulgada hoje de uma conversa de Jucá com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na qual sugeria que se o atual presidente interino, Michel Temer, assumisse o poder no lugar de Dilma seria possível "estancar essa sangria", em alusão às investigações da Lava Jato.

O escândalo, que foi revelado pelo jornal "Folha de S. Paulo", levou Jucá a pedir licença hoje do ministério até que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre se existe alguma ilegalidade nessas declarações.

Na opinião de Dilma, a gravação deixa "claro o caráter conspiratório e golpista" do novo governo e também seu "modus operandi".

A presidente afastada também reiterou que continuará "lutando em todas as dimensões possíveis" para tentar voltar ao poder "de uma forma ou de outra".

Dilma foi afastada do cargo no último dia 12, quando o Senado aprovou a abertura de um julgamento político que pode durar até 180 dias e cassar seu mandato de forma definitiva.

Se no final do processo Dilma for absolvida, recuperaria o cargo e, se for destituída, Temer completará seu mandato que termina em 1º de janeiro de 2019.