Exército iraquiano mata governador do grupo Estado Islâmico em Faluja

Bagdá, 23 mai (EFE).- O Exército iraquiano anunciou nesta segunda-feira a morte do governador do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Faluja, cidade contra a qual as forças governamentais lançaram hoje uma ofensiva para tentar expulsar os extremistas.

Segundo um comunicado da Célula de Informação de Guerra do Exército, o governador jihadista Haji Hamza morreu junto a vários de seus colaboradores em um ataque no qual outros quatro supostos radicais ficaram feridos.

A nota acrescenta que nas operações para libertar a cidade, em mãos do EI desde janeiro de 2014, 30 "terroristas" morreram na zona de Albu Sayel e outros quatro na de Al-Rashad.

Segundo o documento, na zona de Albu Sayel também foi morto um dirigente do EI, identificado como Abu Amr al Ansari e um de seus ajudantes.

O comunicado assegura que vários combatentes jihadistas fugiram da zona de Al Rufa, onde as forças leais a Bagdá destruíram um centro de comunicações.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, anunciou nesta madrugada o começo de uma ofensiva para arrebatar das mãos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) a cidade de Faluja, situada a 50 quilômetros ao leste de Bagdá, na província ocidental de Al-Anbar.

Em discurso televisionado, Al Abadi declarou que "o momento da libertação de Faluja chegou".

"Se aproxima o momento da vitória decisiva, e ao 'Daesh' (acrônimo árabe do grupo terrorista Estado Islâmico) só resta a opção de fugir (...) A bandeira do Iraque ondeará alto sobre Faluja", acrescentou.

A província de Al-Anbar esteve desde janeiro de 2014 parcialmente sob controle do EI, que perdeu em dezembro a capital provincial, Ramadi, mas mantém ainda em suas mãos a cidade de Faluja, a segunda em importância da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos