França celebra Semana da América Latina e Caribe com mais de 300 atos

Paris, 23 mai (EFE).- A França abrigará a partir de terça-feira (até 5 de junho) a semana da América Latina e Caribe, que pretende fortalecer e celebrar a relação do país francês com essa região.

"Criamos um evento 'sui generis', pois nenhuma outra região do planeta conta com uma celebração na França desta magnitude", garantiu em sua apresentação um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, encarregado da logística do evento.

Um dos objetivos, segundo acrescentou, "é mostrar aos franceses que a América Latina não é um mundo inacessível, às vezes percebido como perigoso, mas é um lugar para descobrir e no qual há muitas coisas por fazer".

O evento contará com mais de 300 atividades repartidas em 50 cidades do território francês, entre as quais há exposições, mesas-redondas, concertos e conferências organizadas em galerias, embaixadas ou entidades públicas e privadas.

Em sua terceira edição, esta iniciativa lançada pelo presidente da França, François Hollande, duplicou seu alcance, pois na precedente foram apresentados cerca de 150 atos em 20 cidades.

Este aumento se traduz no crescente amparo que teve entre o público francês e latino-americano residente na França.

Os temas econômicos e comerciais terão uma relevância especial nesta ocasião, pois coincide com o Fórum Econômico Internacional sobre a América Latina e o Caribe organizado conjuntamente pelos Ministérios de Economia e Finanças, o Centro de desenvolvimento da OCDE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A partir disto está prevista a presença de vários de chefes de Estado, ministros latino-americanos e embaixadores; da mesma forma que de empresários, diretores de associações e patrocinadores do setor privado de ambos eventos.

O mundo universitário e científico ocupará um lugar especial com duas grandes discussões sobre a gestão intercultural e os movimentos independentistas da América Latina e o Caribe, desde um ângulo filosófico.

Temas relativos à biodiversidade e ao turismo constarão nas atividades programadas. Da mesma maneira, haverá eventos relacionados com a educação, o desenvolvimento sustentável, a arquitetura, o patrimônio, a história e a etnologia.

A cultura também estará à ordem do dia. Até agora estão confirmadas 66 atividades cinematográficas, 40 musicais e 33 artísticas, junto com expressões literárias, gastronômicas e de dança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos