Topo

Hillary se recusa a debater com Sanders antes das primárias da Califórnia

23/05/2016 22h41

Washington, 23 mai (EFE).- A pré-candidata democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton, se negou nesta segunda-feira a participar de um debate televisionado contra seu rival Bernie Sanders antes que participem das primárias da Califórnia no próximo dia 7 de junho.

Em comunicado, a diretora de campanha de Hillary, Jennifer Palmieri, anunciou que recusou um convite da emissora "Fox News" para participar de um debate na Califórnia, o estado mais populoso do país, e ao qual Sanders tinha aceitado comparecer na semana passada.

"Recusamos o convite da 'Fox News' de participar de um debate na Califórnia. Como já dissemos, esperamos concorrer duramente nos estados que ainda devem votar, particularmente na Califórnia, e dirigimos nossa atenção à ameaça que representa uma presidência de Donald Trump", comentou Palmieri.

"Acreditamos que Hillary Clinton emprega melhor seu tempo fazendo campanha e mantendo encontros diretos com os eleitores em toda Califórnia e se preparando para uma campanha à eleição geral que garantirá que a Casa Branca fique em mãos democratas", concluiu.

Por sua parte, Sanders disse em outro comunicado sentir-se "decepcionado, mas não surpreendido" pela decisão de Hillary e pediu que a ex-secretária de Estado não seja "tão presunçosa" de acreditar que é "uma vencedora certa" e lembrou suas recentes vitórias nos estados de Indiana, Virgínia Ocidental e Oregon.

"Espero que a secretária Clinton reconsidere sua infeliz decisão de voltar atrás em seu compromisso de debater", comentou Sanders, lembrando que ambas campanhas tinham concordado no começo do ano em promover um debate em maio.

Os democratas da Califórnia irão às urnas no próximo dia 7 de junho, em uma disputa na qual haverá 475 delegados em jogo, o maior número de todos os estados, e em uma jornada na qual também estão convocados a votar os eleitores de Nova Jersey, Montana, Dakota do Sul, Dakota do Norte e Novo México.