Hollande e Valls celebram vitória eleitoral do austríaco Van der Bellen

Paris, 23 mai (EFE).- O presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, celebraram nesta segunda-feira a vitória eleitoral do ecologista Alexander Van der Bellen nas eleições presidenciais realizadas no domingo na Áustria.

Enquanto Hollande felicitava "muito cordialmente" seu novo colega centro-esquerdista, em comunicado do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, Valls, de viagem oficial em Israel, mostrava "alívio" em um tweet.

"Alívio de ver os austríacos rejeitarem o populismo e o extremismo", resumiu o chefe do Executivo desde a rede social Twitter.

O Eliseu informava, além disso, que Hollande "se alegrava perante a ideia de cooperar" com o novo presidente austríaco, assim como "com o novo chanceler austríaco, Christian Kern, para continuar e intensificar a cooperação com a Áustria, em nível bilateral e no marco europeu".

Queremos que a Europa "seja cada vez mais capaz de superar os desafios", dizia a nota.

O progressista Van der Bellen venceu só após a apuração das cédulas enviadas por correio, pois as urnas tinham dado na véspera 48,1% dos votos, contra 51,9% obtidos por seu rival, o ultradireitista Norbert Hofer.

A Frente Nacional (FN), o partido de extrema direita francesa equivalente do FPÖ liderado por Hofer, também expressou em comunicado suas "muito cordiais felicitações", em seu caso ao político ultranacionalista, "por sua excelente campanha e ótimo resultado", ao ficar a "alguns milhares de votos" da vitória.

"Diante das políticas cada vez mais destrutivas" de sistemas sociais, democracias, economias e identidades nacionais, "um vento de liberdade sopra sobre a Europa", estimou o FN, seguro de que "esta histórica atuação anuncia sucessos futuros aos movimentos patriotas da Áustria e do resto do mundo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos