Jihadistas divulgam vídeo de canadense e norueguês sequestrados nas Filipinas

Manila, 23 mai (EFE).- Os reféns canadense e norueguês em poder do grupo jihadistas Abu Sayyaf, defensor do Estado Islâmico (EI), recorreram em um novo vídeo ao próximo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, para que seja pago o resgate e não o matem em 13 de junho, quando vence o prazo dado por seus sequestradores.

A gravação, divulgada nesta segunda-feira pelo portal do grupo especializado em terrorismo SITE, oferece os dados de contato da embaixada canadense em Manila para negociar com este grupo que, como o EI, procura a supremacia do islã.

A chamada no vídeo é feita pelo norueguês Kjartan Sekkingstad, o canadense Robert Hall e a filipina Marites Flor, sequestrada com os anteriores e o também canadense John Ridsdel em 21 de setembro de 2015 nas Filipinas.

Abu Sayyaf anunciou este mês que decapitará Sekkingstad ou Hall em 13 de junho às 15h local (4h, em Brasília), se não receber 300 milhões de pesos (US$ 6,4 milhões). Pela filipina Flor não exigiu nada até o momento.

Ridsdel foi decapitado em 25 de abril, quando expirou o ultimato dado por Abu Sayyaf para receber o resgate.

O governo das Filipinas e o do Canadá afirmaram publicamente que não negociam com terroristas.

Abu Sayyaf foi criado em 1991 por um punhado de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a extinta União Soviética e a ele são atribuídos alguns dos atentados mais sangrentos dos últimos anos nas Filipinas.

O grupo recorre aos sequestros para se financiar, e atualmente retém, além de os citados reféns, quatro malaios e o holandês Ewold Hurn.

Nas últimas semanas, libertou 14 pescadores indonésios após receber cerca de US$ 2 milhões como resgate, segundo a imprensa filipina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos