Obama inicia visita ao Vietnã centrada em cooperação militar e econômica

Hanói, 22 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começa nesta segunda-feira em Hanói uma visita oficial de três dias no Vietnã dirigida a reafirmar a influência de Washington e reforçar a cooperação econômica e militar entre ambas as nações.

Obama, que chegou ontem à noite à capital vietnamita, iniciará a visita no Palácio Presidencial, onde se reunirá com o presidente Tran Dai Quang.

O presidente americano se reunirá também com a presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan, e pela tarde o fará com o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, e o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong.

Durante estes encontros se prevê que se aborde o possível levantamento do embargo de armas dos EUA ao Vietnã, que data de 1984.

Os EUA levantaram parcialmente o embargo em 2014 para certos artigos relacionados com a defesa marítima, um assunto essencial para o regime vietnamita pela disputa que mantém com a China em torno da soberania das ilhas Paracel e Spratly, no mar da China Meridional.

Também espera-se que Obama dê maior destaque na economia, especialmente pelo Acordo de Associação Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), um tratado de livre-comércio assinado pelo Vietnã em fevereiro passado, mas que ainda não foi ratificado pelo Congresso americano.

Aos EUA interessa aprofundar sua relação comercial com o Vietnã, seu maior parceiro no Sudeste Asiático, com o qual tem uma troca bilateral que superou os US$ 45 bilhões em 2015.

Hanói também vê com interesse uma maior presença econômica da maior potência mundial para contrabalancear sua excessiva dependência à China.

Obama é o terceiro presidente americano a visitar o país desde o fim da guerra em 1975, depois de Bill Clinton e George W. Bush.

O presidente dos Estados Unidos viajará na terça-feira a Ho Chi Minh (antiga Saigon), onde concluirá sua agenda no Vietnã antes de viajar para o Japão para participar da cúpula do Grupo dos Sete (G7) e fazer uma histórica visita a Hiroshima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos