Presidente da Sérvia encarrega formação de novo governo a premiê eleito

Belgrado, 23 mai (EFE).- O presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, encarregou nesta segunda-feira a formação do novo governo do país ao primeiro-ministro eleito, o conservador Aleksandar Vucic, vencedor das eleições antecipadas realizadas no fim de abril.

Uma coalizão liderada pelo Partido Progressista Sérvio (SNS), de Vucic, ganhou o pleito com 48,25 dos votos, garantindo dessa forma a maioria absoluta no parlamento do país. Espera-se que os novos ministros sejam anunciados em junho.

"Decidi encarregar a Vucic a formação do Executivo", declarou Nikolic em entrevista coletiva, alertando que desafios complicados aguardam o novo governo sérvio.

Embora Vucic tenha maioria suficiente para governar sozinho, Nikolic disse "ter a impressão" que o primeiro-ministro convidará alguma outra força parlamentar para formar o novo governo. O SNS governa atualmente com o Partido Socialista da Sérvia, a segunda força no Legislativo.

Vucic, europeísta de passado nacionalista radical, convocou as eleições dois anos antes do previsto com a ideia de dar um novo impulso às reformas que o país deve promover para ingressar na União Europeia (UE). A melhora da economia será o principal desafio do futuro governo, anunciou o premiê em diferentes ocasiões.

Nos últimos dois anos, a política de austeridade promovida por Vucic conseguiu estabilizar as contas públicas, mas grandes desafios aguardam o primeiro-ministro, como a reforma de um setor público superdimensionado e a privatização de grandes empresas estatais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos