Topo

Polícia Federal cumpre 30ª fase da Operação Lava Jato

24/05/2016 09h48

São Paulo, 24 mai (EFE).- A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, a 30ª fase da Operação Lava Jato nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Cerca de 50 policiais cumprem desde esta manhã 28 mandatos de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva.

De acordo com a PF, três grupo de empresas estão sendo investigadas por terem assinado contratos fictícios de prestação de serviços que tinham como objetivo beneficiar diretores da área de Serviços e Engenharia e Abastecimento da Petrobras.

A operação foi batizada com o nome de "Vício", em referência à "repetida e aparentemente dependente" prática de corrupção realizada por determinados funcionários da estatal e agentes políticos.

Segundo os meios de comunicação locais, no centro desta nova investigação também está José Dirceu, um dos homens mais influentes na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, que na semana passada foi condenado a 23 anos de prisão.

A 30ª fase da Lava Jato ocorre um dia depois do vazamento de uma gravação do até então ministro do Planejamento, Romero Jucá, na qual sugeria um pacto para conter as investigações relacionadas com o caso.

A gravação gerou uma crise no novo governo interino do presidente Michel Temer.

Após o vazamento, a PF insistiu que "nada" pode frear a operação. EFE

ass/ff