Buraco surge às margens do rio Arno e engole 20 carros em Florença

Em Roma

  • Maurizio degl'Innocenti/Ansa via AP

A abertura de um enorme buraco nas margens do rio Arno, no centro da cidade de Florença, engoliu nesta quarta-feira (25) 20 carros e produziu grandes danos, embora não tenha deixado feridos.

O buraco se abriu após a dupla ruptura de um encanamento de 70 centímetros de diâmetro, segundo informou a Prefeitura de Florença depois que os bombeiros realizaram uma inspeção nos edifícios próximos para avaliar possíveis danos nas estruturas e evacuaram dois deles.

O prefeito de Florença (capital da região italiana da Toscana), Dario Nardella, esteve no local e explicou que houve "danos muito importantes" e que não está descartado que o buraco possa aumentar, por isso que pediu a retirada dos veículos dessa zona.

Nardella, que falou de "danos de mais de 5 milhões de euros", disse que o encanamento não era antigo. "Deve ter uns 60 anos, é um cano de ferro fundido", declarou.

O buraco de 200 metros de comprimento se abriu na rua Lungarno Torrigiani, que margeia o rio Arno.

Segundo explicou o prefeito, o primeiro alarme chegou durante a madrugada, com uma avaria em um cano perto da zona do buraco e uma vez reparado, a polícia retirou dois carros "por precaução", até que às 6h30 local (1h30, em Brasília) apareceu o grande buraco.

A polêmica sobre as causas que provocaram o afundamento surgiram e enquanto oaPrefeitura aponta para ruptura de um encanamento, a empresa de fornecimento de água afirma que o problema pode ter sido "uma consequência" vinculada a "um canal subterrâneo que passa ao longo do rio".

A Promotoria abriu uma investigação a respeito.

Durante o dia, em Florença e nas zonas divisórias ocorreram cortes no fornecimento de água.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos