Casa Branca reúne líderes empresariais para abordar oportunidades em Cuba

Washington, 25 mai (EFE).- A Casa Branca recebe nesta quarta-feira uma reunião com líderes de pequenas e médias empresas de todo o país para abordar as oportunidades presentes em Cuba com a nova política em relação à ilha adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em uma breve declaração escrita enviada à Agência Efe, um funcionário da Casa Branca informou da reunião, sem dar detalhes sobre os participantes por parte do governo nem dos empresários convidados.

O encontro se centra em oferecer "uma atualização das políticas e prioridades do governo a respeito de Cuba", explicou o funcionário na condição de anonimato.

Também se tenta abordar "as diversas oportunidades de negócios em Cuba e as melhores práticas das empresas que estiveram operando ali", acrescentou o funcionário.

A normalização das relações bilaterais, um processo que começou em dezembro de 2014 e derivou no ano passado na reabertura das embaixadas em Washington e Havana, está permitindo que empresas dos EUA abram caminho pouco a pouco em Cuba.

Obama se transformou no último mês de março no primeiro presidente americano em exercício a visitar Cuba em quase 90 anos, e fez isso acompanhado de uma ampla delegação de congressistas e empresários.

O reatamento de voos regulares entre Estados Unidos e Cuba e a restauração do serviço postal direto foram os principais acordos desta nova era na relação bilateral.

Além disso, foram alcançados convênios empresariais hoteleiros e sobre telecomunicações, entre outros, e o governo de Obama tomou várias medidas executivas para relaxar o embargo econômico que pesa sobre a ilha, cuja suspensão completa depende do Congresso dos EUA. EFE

mb/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos