Obama conclui visita ao Vietnã e parte rumo ao Japão para cúpula do G7

Ho Chi Minh (Vietnã), 25 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu nesta quarta-feira para o Japão, onde participará da cúpula do G7, após uma visita ao Vietnã, na qual anunciou o fim do embargo ao comércio de armas com o antigo inimigo e impulsionou a cooperação econômica entre os dois países.

Obama partiu em um avião que decolou às 12h50 locais (2h50 de Brasília) do aeroporto de Ho Chi Minh rumo ao Japão, onde, além de participar da cúpula, o presidente realizará uma histórica visita a Hiroshima.

O chefe de Estado americano fechou sua agenda oficial no Vietnã com um encontro com 800 jovens de destaque em diferentes âmbitos em Ho Chi Minh, a antiga Saigon, no qual respondeu a perguntas relacionadas com economia, meio ambiente, questões humanitárias e liderança.

O maior feito da visita foi o anúncio na segunda-feira em Hanói do fim do embargo à venda de armas para o regime vietnamita, uma decisão que a Casa Branca tinha resistido a tomar pela situação dos direitos humanos no país asiático.

Obama reconheceu durante suas reuniões e discursos no Vietnã os "modestos progressos" do regime comunista de Hanói em relação ao respeito aos direitos humanos, mas evitou fazer menções diretas às prisões de blogueiros e ativistas políticos.

A visita também serviu para estreitar os laços econômicos entre os dois países, especialmente com a assinatura de um contrato de compra e venda de 100 Boeings 737 Max 200 por US$ 11,3 bilhões à companhia aérea VietJet.

Neste ponto, Obama insistiu na importância de impulsionar o Acordo de Associação Transpacífico (TPP, sigla em inglês), um tratado de livre-comércio entre 12 países de Ásia, América e Oceania.

O TPP, considerado o maior acordo comercial da história, é um compromisso que foi assinado em fevereiro por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos